Campanha na SCGE alerta a prevenção e controle da hipertensão e diabetes

Campanha na SCGE alerta a prevenção e controle da hipertensão e diabetes

posted in: Notícias | 0

Uma campanha de prevenção contra a hipertensão arterial e diabetes ganha adesão do corpo funcional da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Ao longo da manhã desta quarta-feira, dia 27, técnicos de enfermagem estiverem em todos os andares da sede da secretaria, no bairro do Espinheiro, no Recife, onde aferiram a pressão e fizeram teste de glicemia nos servidores, comissionados e terceirizados.

A proposta da iniciativa foi estimular o acompanhamento regular da pressão arterial e da glicemia, ressaltando que “a prevenção é a melhor medida a ser adotada”. Andreia Guerra, secretária do gabinete da SCGE, aprovou a iniciativa. “Uma boa oportunidade de medir minha taxa de glicose e aferir a pressão, sem precisar ir a um posto médico. Gostei muito, principalmente dos resultados: tudo positivo. Saúde em dia“, comemorou, sugerindo que a ação seja realizada de forma periódica.

A campanha, realizada pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal e Estadual e do Ministério Público da União e dos Estados (ANSEJUFE), em parceria com a Unimed Recife, também será levada para outros órgãos de Estado.

HIPERTENSÃO – Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que mais de 380 pessoas no Brasil morrem, por dia, em decorrência da hipertensão, doença herdada dos pais em 90% dos casos, mas que também é desencadeada por vários outros fatores. São eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevada ingestão de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Também segundo o MS, a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade. De acordo com o Ministério, medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir, no mínimo, duas vezes por ano (Fonte: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao).

DIABETES – Instituições de saúde alertam que a diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputação, enfermidade do coração, insuficiência renal e morte prematura. Desde 1991, a International Diabetes Federat (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) promovem campanha que visa chamar a atenção da sociedade e do poder público, quanto a importância de detectar e controlar a doença.

Ações neste sentido são intensificas no mês de novembro, mais precisamente no dia 14, que marca o “Dia Mundial de Diabetes”. A data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, médico canadensse que, juntamente com o seu colega americano, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina, em 1921.

27.11.2019 - Ação de saúde na SCGE27.11.2019 - Ação de saúde na SCGE