ECI/SCGE encerra programação de junho com a capacitação de mais de 680 pessoas

ECI/SCGE encerra programação de junho com a capacitação de mais de 680 pessoas

posted in: Notícias | 0

Com a realização do curso “Framework COSO ICIF 2013”, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerrou nesta sexta-feira, dia 28, sua programação do mês de junho. No período, mais de 680 pessoas, dentre servidores da administração pública estadual e estudantes de escolas da rede estadual de ensino, participaram das atividades. Ao todo, a ECI/SCGE promoveu quatro cursos, seis palestras, um workshop e três oficinas, somando mais de 112 horas de conteúdo repassado.

Direcionado especialmente para gestores governamentais de Controle Interno da SCGE, o curso “Framework COSO ICIF 2013” teve início na quinta-feira, dia 27. Ministradas pela professora doutora do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rossana Guerra de Souza, as aulas aconteceram no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, no Recife.

Durante os dois dias de programação, ela destacou, dentre outros pontos, que a metodologia proposta pelo COSO é um modelo para a aplicação de um bom sistema de controle interno. Sua estrutura tem como base o ambiente de controle; a avaliação de riscos; a atividade de controle; a informação e comunicação; e as atividades de monitoramento.

Em sua explanação, a professora Rossana Guerra enfatizou, ainda, que o controle social demanda do gestor a entrega de serviços ágeis e precisos, sendo a transparência um grande aliado neste procedimento. Também de acordo com ela, no mundo tecnológico os processos internos precisam ser bons, ao ponto de gerar benefícios já na primeira tentativa.

27 e 28.06.2019 - Curso Framework (1)27 e 28.06.2019 - Curso Framework (2)