Servidores da SCGE participam de capacitação nacional que debate o combate à corrupção

Servidores da SCGE participam de capacitação nacional que debate o combate à corrupção

posted in: Notícias | 0

Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, Pernambuco abre a agenda de debates do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A palestra de abertura, na manhã desta segunda-feira, dia 20, foi do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. Na quinta-feira, dia 23, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, marcará presença no encontro, que está sendo organizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Três servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) estão participando da iniciativa: o diretor de Correição, Filipe Castro, o coordenador de Integridade e Governança da Administração Pública, Daniel Tiné, e a chefe da Unidade anticorrupção, Glauce Santana. Outros 27 policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco/PCPE) e representantes do Ministério Público de Contas e do Ministério Público de Pernambuco também estão presentes ao evento, que segue até sexta-feira, dia 24, no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco (Seplag), no bairro de Santo Amaro.

“Estamos sempre atentos às experiências exitosas de prevenção e combate à corrupção. Por esta razão, não poderíamos deixar de atender ao convite da SDS para participar deste encontro. Certamente de muito será válido para as iniciativas já estabelecidas na SCGE, a exemplo da Lei Estadual Anticorrupção; e as que estão por vir, como o acordo de leniência”, destacou Filipe Castro.

Dentre os assuntos discutidos ao longo da semana, estão a atuação integrada; enfrentamento ao crime institucionalizado e à grande corrupção; combate ao crime organizado; lavagem de dinheiro; planejamento operacional; cooperação internacional; inteligência policial; medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros.

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para aprimorar o trabalho das polícias judiciárias de todo o País, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública. Os estados de Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Pará e Goiás são os primeiros a receber as capacitações.

Esses cinco estados também fazem parte do projeto de enfrentamento à criminalidade violenta que terá como cidades-piloto: Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO). Em fase de planejamento, este programa será lançado em breve pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

20.05.2019 - Filipe Castro, Daniel Tiné e Glauce Santana, da SCGE, participam do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias